Osteoporose

  A Osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela baixa massa óssea (densidade do osso) em que ocorre a deterioração da microarquitetura do tecido ósseo e aumento da suscetibilidade a fraturas. Habitualmente é visto como um problema de saúde feminino. Uma em cada três mulheres com mais de 50 anos é acometida por essa patologia. […]

 

A Osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela baixa massa óssea (densidade do osso) em que ocorre a deterioração da microarquitetura do tecido ósseo e aumento da suscetibilidade a fraturas. Habitualmente é visto como um problema de saúde feminino. Uma em cada três mulheres com mais de 50 anos é acometida por essa patologia.

No Brasil, segundo estimativas da Fundação Internacional de Osteoporose, aproximadamente 10 milhões de pessoas possuem o diagnóstico de Osteoporose. Os dados apontam ainda que cerca de 2,4 milhões de fraturas ocorrem devido a esta doença, ocasionando a morte de, aproximadamente, 200 mil pessoas anualmente. Conforme estimativas do IBGE, em 2020, serão pelo menos 18 milhões de casos.

Os fatores de risco incluem o aumento da ingestão de cafeína, tabagismo, consumo excessivo de álcool, inatividade física e baixo consumo de cálcio durante a vida. Além de fatores hormonais e endocrinológicos como a deficiência de estrogênio proveniente da menopausa, transtornos alimentares, insuficiência suprarrenal, hiperparatireoidismo primário ou secundário, hipertireoidismo e acromegalia.

A estrutura do nosso esqueleto está em constante renovação. Ganhamos massa óssea até os 20 anos de idade e após os 40 anos a perdemos com maior velocidade. Alguns tipos de células estão envolvidas no ciclo de renovação dos ossos – os osteoclastos e os osteoblastos.

Os osteoclastos promovem a absorção de minerais, eliminam áreas de tecido ósseo e criam cavidades. Os osteoblastos, por sua vez, são encarregados de preencher essas cavidades, produzindo novas áreas ósseas.

A primeira etapa da degeneração óssea, chamada osteopenia, tem início com o desequilíbrio entre as células de absorção e de regeneração. Nas mulheres, esse desequilíbrio tem início a partir dos 35 anos de idade. Nos homens, o esqueleto se mantém quase intacto até os 40 anos.

A ingestão de cálcio é imprescindível para a renovação óssea. Assim como o cálcio, a vitamina D também é importante no processo de absorção do mineral. O cálcio e a vitamina D são estratégias para prevenção da doença.

A realização de exercícios físicos estimulam a formação de massa óssea, além de promover o ganho de massa e força muscular. Ao ajudar no fortalecimento muscular, a prática de uma atividade física é um fator importante na prevenção das quedas. Alimentação balanceada e bons hábitos como, por exemplo, não fumar e reduzir o consumo de bebida alcoólica são também importantes.

Em outubro, celebramos o dia Mundial de Combate à Osteoporose, data criada para alertar sobre os riscos da doença principalmente nos idosos e nas mulheres no período da pós-menopausa. 

Ame e cuide dos seus ossos!

Outras notícias

Dia Mundial da Água

  Dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Esta data é destinada a reflexão e discussão da relação entre o homem e a água. São abordados temas como conservação e proteção, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver pro- blemas relacionados à poluição. É importante lembrar de como a água […]

Dia Mundial da Saúde Digestiva

  O Dia Mundial da Saúde Digestiva, comemorado em 29 de maio, foi criado com o objetivo de sensibilizar a população e os profissionais da área de saúde sobre a importância da correta identificação dos sintomas e o rápido tratamento das doenças gastrointestinais. Além disso, a data reforça a adoção de um estilo de vida […]

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

  No próximo dia 30 será celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Esta campanha tem como objetivo informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. O número estimado de pessoas com Esclerose Múltipla no mundo aumentou de 2,1 milhões em 2008 para 2,3 milhões em 2013.  A […]