Mens sana in corpore sano

  Uma das promessas mais frequentes no ano novo é a de ter uma vida mais saudável e buscar qualidade de vida. Algumas pessoas realmente começam a se mover, adotam bons hábitos, se matriculam na academia e passam a se alimentar de forma mais saudável. Outras, por algum motivo, desistem depois de alguns meses, ou […]

 

Uma das promessas mais frequentes no ano novo é a de ter uma vida mais saudável e buscar qualidade de vida. Algumas pessoas realmente começam a se mover, adotam bons hábitos, se matriculam na academia e passam a se alimentar de forma mais saudável. Outras, por algum motivo, desistem depois de alguns meses, ou até mesmo semanas!

O fracasso em alguns casos pode ser justificado pelo foco apenas na parte física. É importante ter consciência de que para se ter uma vida saudável e plena devemos trabalhar também para ter boa saúde mental e emocional, pois se a mente e as emoções não estiverem bem, o corpo não vai aguentar sozinho.

A Qualidade de vida indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.

A Organização Mundial da Saúde explica que ter boa saúde mental é contar com um estado de bem-estar que permite a você usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse, ser produtivo e contribuir com a comunidade

Os transtornos mentais e comportamentais são universais, frequentes e atingem um quarto da população em algum momento da sua vida, afetando pessoas de todas as nacionalidades e sociedades, faixa etária, gênero, classe social, setor industrial, alcançando populações tanto de zonas urbanas quanto rurais (OMS). Impactam economicamente as sociedades e afetam o padrão de vida das pessoas e de suas famílias.

 Os transtornos mentais mais comuns, abrangem transtornos depressivos, transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas, esquizofrenia e perturbações da infância e da adolescência e o estresse.

Mens sana in corpore sano

Seja realista – Sonhe sempre, mas adeque as expectativas geradas na idealização com a realidade. Considere todas a possibilidade e nunca exija mais do que realmente pode fazer!

Esteja próximo às pessoas queridas – O suporte familiar e dos amigos é um fator de proteção contra o sofrimento.

Evite o consumo de álcool e diga não às drogas – Substâncias psicoativas aumentam consideravelmente as chances de desenvolver transtornos mentais.

Socialize-se – A interação social é importante na prevenção a transtornos mentais.

Cuide do corpo -Invista em refeições mais saudáveis, atividades físicas regularmente e não esqueça de ir ao médico.

Durma bem – Descansar é fundamental para o bom funcionamento do organismo inteiro, em especial, do cérebro.

Exercite a sua mente – Você pode fazer isso com medidas simples: seja grato, pratique o autoelogio todos os dias, não pense em problemas o tempo todo, aprenda a dizer não, fale dos seus sentimentos com alguém em quem confia, seja gentil consigo mesmo, aceite as mudanças, aprenda a interpretar as críticas, fique atento aos seus pensamentos e, principalmente, aceite que ninguém é feliz o tempo todo.

Desejamos um Feliz Ano Novo! Com muita saúde física e mental !

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