Marco Amarelo: Mês de Conscientização da Endometriose

  Março é especial, não só por comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas por ser o mês mundial da conscientização da endometriose. A doença ocorre quando o tecido que reveste a cavidade uterina (chamado de endométrio) é encontrado fora do útero, ou seja, dentro do abdômen. Acomete, principalmente, as mulheres em idade reprodutiva, podendo […]

 

Março é especial, não só por comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas por ser o mês mundial da conscientização da endometriose. A doença ocorre quando o tecido que reveste a cavidade uterina (chamado de endométrio) é encontrado fora do útero, ou seja, dentro do abdômen. Acomete, principalmente, as mulheres em idade reprodutiva, podendo gerar dor pélvica e/ou infertilidade.

O primeiro sintoma da endometriose é a dor pélvica, quase sempre associada ao ciclo menstrual. No entanto, mulheres com endometriose costumam dizer que a dor, durante o período de menstruação, é mais forte do que o normal e aumenta com o passar do tempo. Outros sintomas bastante frequentes da doença são:

– Dismenorreia (dores no período menstrual);

– Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação de forma cíclica;

– Dores nas relações sexuais com penetração;

– Dores ao urinar e evacuar;

– Sangramento excessivo durante os períodos menstruais;

– Infertilidade;

– Fadiga;

– Diarreia;

– Náuseas.

O diagnóstico de endometriose pode ser feito por meio da descrição dos sintomas, mas pode ser que o médico solicite a realização de alguns exames, a exemplo de:

– Exame pélvico: em que o médico investiga a região pélvica da paciente, procurando por anormalidades, como massas anormais nos órgãos reprodutores ou cicatrizes.

– Ultrassom: a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

– Ressonância magnética: a endometriose pode ser detectada, assim como a presença de cistos endometrióticos ou a chamada endometriose profunda.

– Laparoscopia: este método, apesar de muitas vezes ser utilizado como a última opção de diagnóstico, é considerado o padrão ouro para a confirmação da doença.

Sentir dores acima do normal durante o período menstrual não é comum. Ao sentir os primeiros sintomas da endometriose, procure um médico.

Outras notícias

Dia da Imunização

  O Dia da Imunização tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter o hábito da vacinação, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades. A data escolhida para a celebração dessa campanha é o dia 9 de junho. As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios agentes causadores das doenças, porém em […]

Saúde Ocular

  Boa parte das informações que recebemos durante a vida são por meio da visão, um dos principais sentidos do ser humano. Cuidar dos nossos olhos com medidas preventivas e curativas, quando necessárias, é fundamental para mantermos nossa saúde ocular em dia. As conjuntivites bacterianas, virais e alérgicas, o tracoma (uma forma de conjuntivite crônica), […]

Hipertensão Arterial: sintomas e prevenção

  O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado no dia 26 de abril e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para previnir a pressão alta. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença atinge aproximadamente 25% da população brasileira. O que é hipertensão arterial? Hipertensão é ter […]