Infecção Urinária: sintomas e prevenção

  A Infecção do Trato Urinário (ITU), ou apenas infecção urinária, é uma das infecções mais comuns na população. Ela atinge principalmente o sexo feminino. No entanto, também pode ocorrer no sexo masculino, normalmente quando há a presença de uma doença relacionada à próstata. A ITU é classificada de acordo com a sua localização no […]

 

A Infecção do Trato Urinário (ITU), ou apenas infecção urinária, é uma das infecções mais comuns na população. Ela atinge principalmente o sexo feminino. No entanto, também pode ocorrer no sexo masculino, normalmente quando há a presença de uma doença relacionada à próstata.

A ITU é classificada de acordo com a sua localização no corpo. Confira:

– Cistite (infecção baixa – bexiga): é a mais comum e, geralmente, apresenta sintomas como ardência, urgência para urinar, aumento da frequência de micção, urina escura, cheiro forte e dores pélvicas.

– Pielonefrite (infecção alta – rim): geralmente, tem inicio a partir de uma cistite sem tratamento, portanto, os sintomas no quadro inicial muitas vezes são semelhantes ao da primeira infecção. De acordo com a evolução do quadro, o paciente apresenta febre alta, calafrios e dores da região lombar.

Outros sintomas são: pus ou sangue na urina e dor lombar com irradiação para abdome ou virilha. Esses sinais podem sugerir um quadro de cálculo renal associado à infecção.

Devido à alta incidência de ITU, principalmente em mulheres, torna-se fundamental a aplicação de medidas preventivas como: ingerir uma grande quantidade de água por dia (2-3 litros), evitar a retenção de urina, micção antes e depois do ato sexual, manter a higiene adequada. O tratamento para ITU é feito, geralmente, através do uso de antibiótico, prescrito por um médico, que, após a avaliação clinica, determinará o tempo e o tipo de medicamento. Ele pode, ainda, ser associado a mais de um remédio, a fim de garantir o alívio da inflamação e dor.

Portanto, na presença dos sintomas de infecção urinária, não deixe de procurar o seu médico e começar o tratamento adequado.

Outras notícias

Planejamento Familiar: dados e importância

  O planejamento familiar funciona através do controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Essas ações tem como objetivo garantir o bem estar da criança e do casal, pois dessa forma é possível escolher qual o melhor momento para a chegada dos filhos e o crescimento da estrutura familiar.  Além do controle do […]

Dia Mundial do Câncer

  O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Atualmente, o câncer mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo todo. Segue algumas informações sobre a doença: – O que é? É um crescimento descontrolado de células de um determinado tecido […]

Março Lilás: Prevenção do Câncer do Colo Uterino

  Março chega com uma importante campanha de conscientização que estimula a população feminina a tomar os cuidados necessários para a prevenção do câncer de colo uterino. O câncer do colo de útero é um dos cânceres com maior potencial de prevenção, pois está associado à infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano). A manifestação […]