Festas de fim de ano: evite os excessos

  Nas festas de final de ano são comuns os males decorrentes dos excessos na alimentação.  A grande variedade de alimentos nas ceias pode causar problemas digestivos e até intoxicação, caso os pratos preparados não sejam armazenados de forma adequada, por exemplo. Uma alimentação adequada e saudável deve se tornar rotina, inclusive no período de […]

 

Nas festas de final de ano são comuns os males decorrentes dos excessos na alimentação.  A grande variedade de alimentos nas ceias pode causar problemas digestivos e até intoxicação, caso os pratos preparados não sejam armazenados de forma adequada, por exemplo.

Uma alimentação adequada e saudável deve se tornar rotina, inclusive no período de festas e feriados. Afinal, é possível comer o que se gosta de forma moderada e saudável, evitando problemas como gastrite, diarreia ou intoxicação alimentar.

O Ministério da Saúde, faz quatro recomendações básicas para manter a alimentação saudável:

  • Fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  • Limitar o uso de alimentos processados, consumindo-os em pequenas quantidades;
  • Evitar os alimentos ultraprocessados.

Recomenda-se aproveitar estes momentos de confraternização para preparar as refeições em casa, compartilhando com família e amigos, evitando comprar produtos prontos, com grandes quantidades de óleo, açúcar, sal, gordura, conservantes e corantes.

Atenção também com as altas temperaturas, pois cuidados com o armazenamento dos alimentos, evitando a proliferação de microrganismos, são fundamentais. Entre os principais sintomas causados pela comida contaminada estão vômito, diarreia, dor abdominal e náuseas.

A contaminação pode ocorrer tanto pela falta de higienização adequada das mãos, quanto dos utensílios de armazenamento e superfícies da comida. Fatores como a umidade do ar, animais domésticos, lixo e a água utilizada no preparo também podem contribuir para uma possível contaminação.  Além disso, os alimentos que necessitam de refrigeração devem ser mantidos dentro de freezers ou refrigeradores até o momento do consumo, guardando-os imediatamente após.

É importante também ter cuidado especial com o consumo de bebidas alcoólicas. O ideal é evitar o consumo excessivo, pois além do uso abusivo de álcool ser responsável por diversos problemas para a saúde, aumenta também o risco de acidentes no trânsito.

No caso de ingerir bebida alcoólica, o melhor é consumir com moderação e acompanhada de alguns cuidados, como manter o organismo hidratado, intercalando a bebida com água regularmente, pois desta forma a ingesta de bebida é menor, além dos componentes serem diluídos, reduzindo a desidratação, que é a principal causa da ressaca.

Após a ingestão de grande quantidade de bebida é necessário desintoxicar o organismo, eliminar o álcool e repor os nutrientes perdidos. Para repor os sais minerais é recomendado ingerir muita água e água de coco e para recuperar o equilíbrio do organismo. Na manhã seguinte é importante ingerir alimentos que ofereçam vitaminas, minerais, antioxidantes e água, inibindo assim os efeitos da desidratação.

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