Dia Mundial do Câncer

  O Dia Mundial do Câncer, criado em 2000, tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação sobre a doença, que possui tendência de aumento dos casos nos próximos anos. Atualmente 7,6 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido a esta doença. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos, e […]

 

O Dia Mundial do Câncer, criado em 2000, tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação sobre a doença, que possui tendência de aumento dos casos nos próximos anos.

Atualmente 7,6 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido a esta doença. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos, e a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas.

Conforme projeção do INCA, os tipos mais incidentes no País no triênio 2020-2022 serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas) podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer. Cerca de 80% à 90% dos casos estão associados às causas externas. Mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco da doença.

A prevenção primária tem como objetivo impedir que o câncer se desenvolva, o que inclui evitar a exposição aos fatores de risco e a adoção de um modo de vida saudável. Na prevenção secundária o objetivo é detectar e tratar doenças pré-malignas ou o câncer assintomático inicial.

12 dicas para prevenir o câncer:

– Não fume!

– Alimentação saudável protege contra o câncer.

– Mantenha o peso corporal adequado.

– Pratique atividades físicas.

– Amamente! O aleitamento materno protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

– Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero.

– Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos.

– Vacine contra a hepatite B. O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus da hepatite B.

– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.

– Evite comer carne processada.

– Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

– Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Outras notícias

Catapora: sintomas e transmissão

  Catapora, ou varicela, é uma infecção causada pelo vírus Varicela-zoster, altamente contagiosa, mas quase sempre sem gravidade. É uma das doenças mais comuns em crianças menores de 10 anos, tanto que mais de 90% dos adultos são imunes, pois já contraíram a doença em alguma época da vida. Uma vez exposta à catapora, a pessoa […]

Saúde Mental

  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é definida como “um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe o seu próprio potencial, é capaz de lidar com o stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a sua comunidade”. A maioria das pessoas quando […]

Dia da Imunização

  O Dia da Imunização tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter o hábito da vacinação, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades. A data escolhida para a celebração dessa campanha é o dia 9 de junho. As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios agentes causadores das doenças, porém em […]