Dia Mundial da Infância

  O Dia Mundial da Infância é comemorado em 21 de março e foi criado para propor uma conscientização coletiva sobre as condições econômicas, sociais e educacionais em que as crianças estão vivendo ao redor do mundo. A infância é a primeira etapa da vida, sendo uma fase essencial para impulsionar o desenvolvimento de uma […]

 

O Dia Mundial da Infância é comemorado em 21 de março e foi criado para propor uma conscientização coletiva sobre as condições econômicas, sociais e educacionais em que as crianças estão vivendo ao redor do mundo.

A infância é a primeira etapa da vida, sendo uma fase essencial para impulsionar o desenvolvimento de uma criança. Por isso, devemos estar atentos às doenças mais comuns dessa etapa e seus principais sintomas:

Catapora – causada por um vírus chamado Varicela-Zóster, a doença é extremamente contagiosa e uma das mais comuns na infância. Seu principal sintoma é o surgimento de manchas vermelhas sobre o corpo. Depois de um tempo, elas se transformam em pequenas bolhas de água que, após a cicatrização, formam ‘casquinhas’ e caem. Além disso, a criança apresenta febre alta, coceira na pele, cansaço, cefaleia e perda de apetite.

Sarampo – é uma infecção viral extremamente contagiosa. Os sintomas são parecidos com o da catapora: manchas vermelhas pelo corpo e coceira. No início da doença, a criança apresenta febre, tosse, olhos inchados e irritados com a presença de luz e pequenas ínguas no pescoço. Após 24 horas, os sintomas pioram. Surgem diversas pintinhas vermelhas sobre a pele, da cabeça aos pés. Estas pintas permanecem por um período de cinco a seis dias, no qual a criança passa para a fase de convalescença: as manchas tornam-se escuras e começam a descamar.

Coqueluche – é uma doença infectocontagiosa que ataca o aparelho respiratório e é causada pela bactéria Bordetella pertussis. Os primeiros sintomas surgem de sete a quatorze dias após o contágio. São eles: febre baixa, coriza, mal-estar e tosse seca.

Meningite – é uma inflamação das meninges (membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central, localizado no cérebro). Esta doença pode ser causada por vírus e por bactéria, sendo a bacteriana a mais comum. A criança com meningite tem febre, rigidez na nuca, fortes dores de cabeça, vômito, mal-estar, calafrios, dores musculares, confusão mental, etc.

É importante lembrar que existem vacinas que ajudam a combater as doenças citadas. Ao perceber os sintomas, procure um pediatra.

Fontes: Governo do Brasil / Fiocruz

Outras notícias

Microcefalia: causa e tratamento

  A microcefalia ganhou destaque nos noticiários do Brasil em 2015 quando houve um surto da doença no país. Trata-se de um distúrbio neurológico, no qual o cérebro da criança não se desenvolve completamente. Com isso, o tamanho da cabeça do indivíduo é menor do que o esperado. A microcefalia pode estar presente no nascimento […]

Dia Internacional da Luta contra Endometriose

  Na última terça-feira foi celebrado o Dia Internacional da Luta contra Endometriose. Essa campanha possui o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. Segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose, cerca de 15% das mulheres em idade de reprodução (dos 13 aos 45 anos), são atingidas pela endometriose. Estima-se que no Brasil uma […]

Doação de Medula Óssea

  A doação de medula óssea é um tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue. Ele é feito através do transplante de medula óssea com células normais, substituindo o tecido doente ou com alguma deficiência. Abaixo, incluímos algumas informações referentes ao tema: Como é o procedimento para o doador? Antes da […]