Dia Mundial da Atividade Física

    O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado em 6 de abril e tem como objetivo promover a importância do exercício físico no nosso cotidiano. A conscientização sobre os benefícios da prática da atividade física é fundamental no combate ao sedentarismo, condição que colabora para o desenvolvimento de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, […]

 
 
O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado em 6 de abril e tem como objetivo promover a importância do exercício físico no nosso cotidiano. A conscientização sobre os benefícios da prática da atividade física é fundamental no combate ao sedentarismo, condição que colabora para o desenvolvimento de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, etc.
 
Veja alguns benefícios:
– Torna a troca de gases nos pulmões mais eficaz;
– Facilita a mineralização dos ossos;
– Melhora a força, o tônus muscular e aumenta a flexibilidade;
– É eficaz na perda de peso e também na diminuição da gordura que circula pelo corpo;
– Ajuda a regular substâncias importantes para o sistema nervoso, como endorfina e adrenalina;
– Alivia sintomas de ansiedade e estresse;
– Retarda o envelhecimento. 
 
Para incluir a atividade física na sua rotina, confira as dicas abaixo:
– Não interrompa o trabalho físico por mais de cinco dias;
– Hidrate-se antes e depois do exercício físico;
– Grandes refeições, como almoço e jantar, devem ser feitas, no mínimo, duas horas antes ou uma hora após a atividade;
– Não interrompa abruptamente o exercício. Mantenha-se em movimento até que a frequência cardíaca volte ao nível próximo ao de repouso;
– Os exercícios são tão importantes quanto uma boa alimentação e repouso;
– A presença de dor, de qualquer natureza, durante o exercício é razão suficiente para interrompê-lo. Procure seu médico para uma avaliação. 
 
Mesmo que o exercício físico seja praticado de forma amadora, é importante fazer uma avaliação médica completa para conhecer seus limites cardiorrespiratórios e músculo-esqueléticos. 

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