Dia Mundial da Asma

  Anualmente, na primeira terça-feira do mês de maio, celebramos o Dia Mundial da Asma. Promovida e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), essa campanha tem o objetivo de conscientizar e informar a população em relação a asma. Uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, trata-se de uma inflamação dos brônquios, não tem cura, […]

 

Anualmente, na primeira terça-feira do mês de maio, celebramos o Dia Mundial da Asma. Promovida e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), essa campanha tem o objetivo de conscientizar e informar a população em relação a asma.

Uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, trata-se de uma inflamação dos brônquios, não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo. Assim, é necessário o acompanhamento médico rigoroso para a otimização da qualidade de vida das pessoas com essa doença.

Possui sintomas bem característicos, sendo os principais tosses seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, cansaço e ansiedade. Geralmente pioram à noite e nas primeiras horas da manhã, após à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.

Em relação aos fatores de risco existem os fatores ambientais (poeira, ácaros e fungos) e genéticos (histórico familiar de asma ou rinite) que podem gerar ou agravar a asma.

A crise asmática pode desencadear outros processos, gerando complicações como, por exemplo, dificuldade de respirar, alteração permanente do funcionamento dos pulmões, internações por crises severas de asma, entre outros.

O tratamento basicamente consiste em melhorar a qualidade de vida, por meio do controle dos sintomas e pela melhora da função pulmonar. Comumente são indicados pelo médico remédios anti-inflamatório, associados a medicamentos de alívio com efeito broncodilador.

Paralelamente, é necessário reduzir a exposição aos fatores desencadeantes. Durante o acompanhamento médico, o paciente deve receber orientações para o autocuidado, identificação precoce dos sintomas, como proceder em caso de crise, controle e monitoramento da asma.

Práticas saudáveis que auxiliam no tratamento da asma.

Tome a vacina da gripe;
Mantenha o ambiente limpo (evite acúmulo de poeira);
Banho de sol nos horários adequados;
Evite cheiros fortes (perfumes/ produtos de limpeza);
Não fume;
Pratique atividades físicas regularmente;
Tenha alimentação saudável;
Beba água;
Mantenha o peso adequado.

Outras notícias

Dezembro Vermelho

  Nenhum mal pode ser vencido sem a conscientização, e uma delas é quanto ao combate e à prevenção da AIDS. O “Dezembro Vermelho” surgiu em 1987, quando a Assembleia Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas (ONU) definiram que o dia 1 de dezembro seria o Dia Internacional da Luta Contra a […]

Dia Mundial da Água

  No dia 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação desse bem, que é crucial para a sobrevivência de todos os ecossistemas. A principal meta do “Dia da água” é conscientizar a população quanto à economia […]

Setembro Amarelo

  A campanha Setembro Amarelo é de extrema importância para a conscientização sobre a prevenção do suicídio, que é considerado um problema grave de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No mundo ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por […]