Dia Mundial da Água

  No dia 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação desse bem, que é crucial para a sobrevivência de todos os ecossistemas. A principal meta do “Dia da água” é conscientizar a população quanto à economia […]

 

No dia 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação desse bem, que é crucial para a sobrevivência de todos os ecossistemas.

A principal meta do “Dia da água” é conscientizar a população quanto à economia desse recurso e incentivar consumo consciente.

A água limpa e potável é um direito humano, garantido por lei desde 2010 de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

A Terra é constituída por aproximadamente 70% de água, mas somente 2,5% deste é de água doce, sendo apenas 0,7% de toda a água do mundo própria para o consumo.

Atualmente um sexto da população mundial não têm acesso a água potável. Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e ao saneamento e higiene deficientes.

Com o aumento populacional no mundo, a demanda por água tende a aumentar e, se não a consumirmos de forma consciente, a escassez desse recurso será cada vez mais evidente.

Em uma projeção feita pela ONU, tendo como base os atuais padrões de consumo, em 2025 duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

No organismo humano a água representa cerca de 70% do peso total do corpo de um adulto e quase 80% do corpo de uma criança.

A água está relacionada à maioria das reações que ocorrem dentro do corpo humano, estando ligada à maioria dos processos fisiológicos, como a digestão, compondo também o plasma sanguíneo, responsável pelo transporte de substancias, nutrientes e sais minerais.

Possui também papel na regulação de temperatura, sendo o suor composto de água.

 Quantidade ideal de ingesta de água para um adulto saudável pode ser calculada considerando cerca de 35 ml de água por quilo de peso, ou seja, peso x 35 = quantidade ideal para o consumo ao dia.

Por exemplo:  70kg x 35 =2450ml

Dicas para o consumo consciente:

• Evite lavar poucas peças de roupa – aproveite a água do enxague para lavar o quintal;

• Não demore no banho. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um minuto de chuveiro ligado gasta cerca de 15 litros de água;

• Durante o banho feche a água ao se ensaboar;

• Ao escovar os dentes feche a torneira e utilize um copo na hora do enxague;

• Quem tem lava-louças, utilize-a sempre na capacidade máxima. Isso faz com que se use seis vezes menos água.;

• Para quem não usa máquina de lavar, o ideal é ensaboar toda a louça com a torneira fechada;

• Use o regador para molhar as plantas e jardins.

Outras notícias

Dia Mundial da Atividade Física

    O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado em 6 de abril e tem como objetivo promover a importância do exercício físico no nosso cotidiano. A conscientização sobre os benefícios da prática da atividade física é fundamental no combate ao sedentarismo, condição que colabora para o desenvolvimento de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, […]

Marco Amarelo: Mês de Conscientização da Endometriose

  Março é especial, não só por comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas por ser o mês mundial da conscientização da endometriose. A doença ocorre quando o tecido que reveste a cavidade uterina (chamado de endométrio) é encontrado fora do útero, ou seja, dentro do abdômen. Acomete, principalmente, as mulheres em idade reprodutiva, podendo […]

Saúde Mental

  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é definida como “um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe o seu próprio potencial, é capaz de lidar com o stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a sua comunidade”. A maioria das pessoas quando […]