Dia da Vacina BCG

  No dia 1º de julho comemora-se o dia da vacina BCG. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças, mas somente com a alta adesão a este ato é que conseguimos mantê-las longe. No Brasil esta vacina é obrigatória desde 1976. Ela foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, […]

 

No dia 1º de julho comemora-se o dia da vacina BCG. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças, mas somente com a alta adesão a este ato é que conseguimos mantê-las longe.

No Brasil esta vacina é obrigatória desde 1976. Ela foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, e protege contra as formas graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meníngea.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch e é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.

Estima-se que no ano de 2017, 10 milhões de pessoas no mundo adoeceram por tuberculose e que a doença tenha causado 1,3 milhão de óbitos, o que a mantém entre as 10 principais causas de morte no mundo.

A vacina BCG é produzida a partir de cepas do Mycobacterium bovis, sendo indicada sua aplicação na maternidade, ao nascimento da criança, ou na primeira visita ao serviço de saúde, o mais precocemente possível.

A vacina também está disponível nas unidades para crianças menores de cinco anos, para pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase e para estrangeiros ainda não vacinados e que estejam de mudança para o Brasil.

A importância da vacinação pode ser exemplificada pelo aumento do número de casos de tuberculose em crianças, registrado na Suécia quando foi suspensa a vacinação de rotina.

É necessário apenas uma dose da vacina, sendo possível a aplicação da BCG com outras vacinas.  Existe contraindicação apenas em casos de imunodeficiência congênita ou adquirida, indivíduos HIV-positivos que apresentem sintomas da doença, durante a gravidez e em prematuros que não atingiram 2kg de peso.

Geralmente ocorre uma reação no local da aplicação, com posterior formação de cicatriz, sendo importante não colocar qualquer tipo de medicamento ou curativo no local, pois trata-se de uma resposta esperada.

Outras notícias

HPV – Papiloma Vírus Humano

  O papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que pode ser transmitido pela via sexual ou pelo contato direto com a pele infectada. Ele é responsável pelo surgimento das verrugas genitais, das lesões no colo do útero e está relacionado a praticamente 100% dos casos de câncer do colo do útero, […]

Dia Mundial da Psoríase

  Psoríase é considerada uma patologia sistêmica crônica, autoimune e não contagiosa, que afeta a pele de cerca de 3% da população mundial, isto é, 125 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil existem 5 milhões de pessoas que convivem com esse diagnóstico. Anualmente, celebramos no dia 29 de outubro o Dia Mundial […]

Dia Mundial da Água

  Dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Esta data é destinada a reflexão e discussão da relação entre o homem e a água. São abordados temas como conservação e proteção, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver pro- blemas relacionados à poluição. É importante lembrar de como a água […]