Dia da Imunização

  O Dia da Imunização tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter o hábito da vacinação, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades. A data escolhida para a celebração dessa campanha é o dia 9 de junho. As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios agentes causadores das doenças, porém em […]

 

O Dia da Imunização tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter o hábito da vacinação, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades. A data escolhida para a celebração dessa campanha é o dia 9 de junho.

As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios agentes causadores das doenças, porém em estado inativo, sem capacidade de desencadear a doença.  Assim, quando detectado e codificado pelo sistema imunológico, provoca uma resposta imunológica, os chamados anticorpos, para combater o agente “invasor”.

O Programa Nacional de Imunizações, criado pelo Ministério da Saúde, é referência mundial, sendo o responsável pela elaboração do calendário nacional de vacinações.

No Brasil são mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas. Estas ações permitiram alcançar a erradicação da varíola e da poliomielite, e a redução dos casos do sarampo, da rubéola e do tétano.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente 19 vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação,  contemplando crianças, adolescentes, idosos, gestantes e povos indígenas e protegendo contra 18 doenças imunopreveníveis. Esta proteção se inicia nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

Todas as vacinas distribuídas pelo Sistema Único de Saúde são seguras, existindo avaliação de qualidade e segurança das vacinas com validação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o sistema de imunização não faz parte do Rol de procedimentos de cobertura  obrigatória  dos planos de saúde, ou seja, os convênios podem escolher se oferecem ou não esta cobertura, devendo ser verificado em contrato sua existência.

A vacinação é um habito saudável e de responsabilidade individual, porém com impacto coletivo. Conforme o conceito denominado “imunidade coletiva” é a vacinação em massa que interrompe a cadeia de infecção, ou seja, possibilita a erradicação de doenças.

Acompanhe o calendário de vacinação e mantenha a sua carteira de vacinação e a dos seus filhos atualizada. Vacinar é um gesto de amor!

Outras notícias

Gastroenterite: transmissão e sintomas

  O que é? A gastroenterite é uma inflamação aguda que compromete o estômago e o intestino. A doença ocorre com maior frequência durante o verão, mas também se manifesta em locais com saneamento precário. O que causa a doença e quais são as formas de transmissão? A forma mais comum da doença é a […]

DIA Mundial do Câncer

    Anualmente, no dia 4 de fevereiro, celebramos o dia mundial do câncer. O objetivo é conscientizar a população, estimular a discussão do assunto, promover ações que ampliem o acesso ao diagnóstico precoce e, consequentemente, contribuir para o controle e a prevenção da doença. Aproximadamente 9,6 milhões de pessoas no mundo vem a óbito […]

Dia do Sono

  Celebrado desde 2001, o Dia Mundial do Sono possui o lema “Durma Bem, Fique Saudável”. Trata-se de uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono, que tem como objetivo celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação existente na sociedade. O sono é essencial para o bom funcionamento do organismo, porém […]