Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

  Anualmente, no dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. O principal objetivo desta data, consiste em conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater o avanço da epidemia de obesidade que ocorre no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças brasileiras está […]

 

Anualmente, no dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. O principal objetivo desta data, consiste em conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater o avanço da epidemia de obesidade que ocorre no mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso adequado. Supõe-se que tal realidade seja resultante do estilo de vida pouco saudável.

Atualmente muitas crianças vivem em ambientes que favorecem o ganho de peso, com maior acesso a alimentos industrializados e pobres em nutrientes, alto consumo de bebidas ricas em açúcar e sedentarismo.

Combater a obesidade infantil mórbida é um dos principais desafios para o século XXI, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A obesidade não é mais apenas um problema estético. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.

A obesidade infantil terá um impacto negativo na saúde do adulto. O desenvolvimento de comorbidades e doenças metabólicas relacionadas à obesidade diminuirá a expectativa de vida.

Definitivamente os aparelhos eletrônicos têm parcela de culpa quando falamos do aumento das taxas de sobrepeso e obesidade e todas as comorbidades associadas a esses quadros.

Além disso, alguns estudos apontam o efeito negativo dos aparelhos eletrônicos independentemente da idade, ressaltando a necessidade da pratica de atividade física.

Dicas!

Evitar o consumo de doces até os dois anos;

Estimular o consumo de água, ela é importantíssima para o bom desempenho das funções do organismo;

Boa alimentação, rica em frutas, legumes e verduras;

Respeitar os horários das refeições evitando o consumo de guloseimas nos intervalos entre as refeições;

Fazer as refeições em local tranquilo, sem a interferência da tv e aparelhos celulares;

Evitar alimentos gordurosos, como frituras, doces e refrigerantes;

Praticar atividades físicas – esportes, danças e caminhadas.

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