Dezembro Laranja

  Dezembro é um mês para a conscientização do câncer da pele, por isso acontece o Dezembro Laranja, uma ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. O câncer de pele é o tipo de câncer de maior incidência no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Para […]

 

Dezembro é um mês para a conscientização do câncer da pele, por isso acontece o Dezembro Laranja, uma ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

O câncer de pele é o tipo de câncer de maior incidência no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos do tipo não melanoma, que é aquele que, quando diagnosticado no início, tem mais de 90% de chances de cura.

O tipo mais grave e agressivo de câncer de pele é o melanoma. Ele é responsável por mais de 1.700 óbitos anualmente, e representa 4% do total de casos. Já o mais comum, o carcinoma basocelular, responde por cerca de 80% aqui no país. Mas além desses, existe também o carcinoma espinocelular, que, com 15% dos casos, é o segundo colocado na lista dos mais frequentes.

Algumas características podem aumentar a vulnerabilidade para o câncer de pele, como pessoas de pele clara, olhos claros, albinos, sensíveis à ação dos raios solares e histórico familiar positivo. Além disso, pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol ou câmaras de bronzeamento artificial também têm tendência a este tipo de doença.

O câncer de pele ocorre, principalmente, nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Por isso, fique atento para sintomas como: manchas que coçam, descamativas ou que sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho – e de formato ou coloração – e feridas que não cicatrizam.

A radiação solar é cumulativa ao longo da vida e os primeiros vinte anos são responsáveis por 80% da radiação que o indivíduo recebe na vida. Logo, ressaltamos sobre a responsabilidade dos pais na prevenção do câncer da pele de seus filhos.

É importante dizer que nem todo câncer de pele é igual, mas a prevenção é a mesma para todos:

  • Usar protetor solar todos os dias;
  • Evitar exposição ao sol no horário de pico (10h-16h);
  • Usar boné ou chapéu de aba larga para proteger o rosto;
  • Observar o aparecimento de feridas que não cicatrizam, manchas escuras ou nódulos na pele, ou alterações em pintas (aumento, modificação da cor, coceira ou sangramento).

O sol não tira férias, por isso, PREVINA-SE!

 

Outras notícias

Dia Internacional da Luta contra Endometriose

  Na última terça-feira foi celebrado o Dia Internacional da Luta contra Endometriose. Essa campanha possui o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. Segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose, cerca de 15% das mulheres em idade de reprodução (dos 13 aos 45 anos), são atingidas pela endometriose. Estima-se que no Brasil uma […]

Dia Nacional de Combate ao Fumo

  Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Segundo […]

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

  O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado no dia 08 de agosto, é um alerta para a população sobre o elevado consumo de gorduras, especialmente por jovens. O colesterol é um componente fundamental para a integridade das células e para a produção de hormônios. No entanto, o seu excesso, produzido pela alimentação ou […]