Dezembro laranja: combate ao Câncer de Pele

  O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e, segundo dados do INCA, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O Dezembro Laranja é uma campanha que surgiu para informar a população sobre as formas de prevenção e sobre a necessidade de se consultar com […]

 

O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e, segundo dados do INCA, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O Dezembro Laranja é uma campanha que surgiu para informar a população sobre as formas de prevenção e sobre a necessidade de se consultar com um médico especialista para diagnóstico e tratamento da doença.

Cada organismo reage de uma forma em relação à exposição excessiva ao sol, podendo manifestar os fotodanos de diferentes maneiras. Confira algumas:

Sardas – Pequenos pontos castanhos que surgem na pele do rosto, braços e mãos devido ao aumento de melanina. As sardas não representam um risco maior para o câncer de pele, mas, como são mais comuns nas pessoas com pele clara, o seu aparecimento é um sinal de que a proteção contra o sol deve ser redobrada.

Rugas – Linhas e dobras que se formam na pele com o envelhecimento. Quando associadas aos efeitos do sol, podem se tornar mais profundas e apresentar alterações na qualidade da pele.

Queimaduras – Lesões na pele provocadas pelo calor do sol. Geralmente, são de primeiro grau e atingem a camada mais superficial da pele, deixando-a vermelha, quente e dolorosa. Às vezes, podem ser de segundo grau, provocando bolhas.

Câncer de pele – É provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Manifesta-se através de feridas que demoram mais de um mês para cicatrizar, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, e pintas com bordas irregulares.

É recomendada a utilização de equipamentos de proteção como: chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cobrem boa parte do corpo e protetores solares com o fator mínimo de proteção (FPS) 30. Hidratar-se constantemente e evitar os horários de maior insolação (das 10h às 16h) também são medidas de proteção.

Previna-se e procure um dermatologista sempre que necessário.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia Hospital Sírio Libanês

Outras notícias

Novembro azul: Exames e tratamento

  A campanha Novembro Azul tem como objetivo informar a população sobre o que é o câncer de próstatga e incentivar os homens a manterem consultas de rotina com o médico urologista. O especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer no paciente. O toque retal é o […]

Dia Internacional da Luta contra Endometriose

  Na última terça-feira foi celebrado o Dia Internacional da Luta contra Endometriose. Essa campanha possui o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. Segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose, cerca de 15% das mulheres em idade de reprodução (dos 13 aos 45 anos), são atingidas pela endometriose. Estima-se que no Brasil uma […]

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

  No dia 26 de abril, comemoramos o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Trata-se de uma doença crônica, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Como consequência, o coração realiza esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Segundo o Ministério […]