Calendário Vacinal Adulto

  A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Prevenir uma doença é muito melhor e mais prático do que trata-la. A atitude não protege apenas os que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo, isto é, quanto mais pessoas estiverem protegidas, menor é a chance de […]

 
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Prevenir uma doença é muito melhor e mais prático do que trata-la. A atitude não protege apenas os que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo, isto é, quanto mais pessoas estiverem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas, vacinadas ou não, se contaminar.
 
Lembramos sempre de manter atualizado o calendário vacinal das crianças, mas os adultos também devem adotar esse hábito. Existem vacinas que são indicadas para a fase adulta e que necessitam de reforços para que continuem protegendo o nosso organismo. As vacinas disponíveis no SUS para essa faixa etária são:
 
• Hepatite B: Protege contra o vírus da hepatite do tipo B. São necessárias três doses para que o esquema seja considerado completo. Após muitos anos, algumas pessoas acabam tendo uma decaída no número de anticorpos produzidos pela vacina, necessitando de uma dose de reforço.
 
• Dupla Adulto: Protege contra difteria e tétano, e necessita de um reforço a cada 10 anos. Caso a pessoa sofra algum acidente com risco de contaminação do tétano durante esse espaço de 10 anos, recomenda-se que faça um novo reforço.
 
• Tríplice Adulto: Protege contra as mesmas doenças da dupla, prevenindo também da coqueluche. É uma vacina com o reforço a cada 10 anos e indicada para as gravidas entre a 27ª e 36ª semana. Recomenda-se tomar a cada gestação, pois, além de se proteger, a mãe consegue enviar anticorpos contra a coqueluche para o bebê.
 
• Febre Amarela: Faz parte do calendário vacinal obrigatório para locais de risco para essa doença. Para quem vive nos demais locais, a vacina contra a Febre Amarela é indicada para caso de viagens de risco e é feita com uma dose e mais um reforço após 10 anos, dependendo do esquema vacinal já realizado pela pessoa.
 
• Tríplice Viral: Vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. É indicada a dose única para os adultos.
 
Mantenha seu calendário vacinal em dia e previna-se!
 
FONTE:
PORTAL BRASIL

Outras notícias

Setembro Amarelo

  A campanha Setembro Amarelo é de extrema importância para a conscientização sobre a prevenção do suicídio, que é considerado um problema grave de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No mundo ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por […]

Novembro Azul

  O mês mudou e a cor também, mas a luta contra o câncer continua. Novembro Azul é um movimento mundial que busca reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) trata-se do segundo tipo de câncer mais comum entre os […]

Março Amarelo

  Março é especial, não só por comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas por ser o mês mundial da conscientização da endometriose. A doença ocorre quando o tecido que reveste a cavidade uterina (chamado de endométrio) é encontrado fora do útero, ou seja, dentro do abdômen. Acomete, principalmente, as mulheres em idade reprodutiva, podendo […]