Agosto Dourado

  A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes de que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações. Além […]

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes de que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações.

Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras.

A sustentação da cabeça que a criança faz naturalmente na hora de mamar é o que vai ajudar a promover o equilíbrio e sustentação para sentar, engatinhar e andar. Além disso, os vínculos estabelecidos com a mãe durante essa fase de aleitamento deixa a criança mais autoconfiante para se desenvolver no período escolar.

As mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta região, que também é favorecida pela deglutição.

Durante todo o mês de Agosto, o Centro de Referência Nacional de Bancos de Leite Humano (BLH) e o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) irão participar da campanha Agosto Dourado que, em 2019, promove a amamentação no Brasil com base no slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!

O objetivo é conscientizar pais e familiares sobre o seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita à mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

A informação e o apoio são fundamentais para incentivar o aleitamento materno. Vários fatores contribuem para o sucesso da amamentação, mas o principal é que a mulher deve se preparar para este momento desde a gestação, se sentir apoiada, confiante e capaz de amamentar.

Em agosto também celebramos o dia da Gestante, um momento de grandes transformações para a mulher, para seu (sua) parceiro (a) e para toda a família. Durante o período da gestação o corpo passa lentamente por modificações, preparando-se para o parto e para a maternidade. Algumas mulheres são mais sensíveis às mudanças hormonais ou possuem condições que favorecem a exacerbação de determinados sintomas.

O acompanhamento pré-natal é fundamental e durante as consultas todos os sintomas devem ser mencionados ao obstetra para que sejam avaliados.

Também é importante tomar as vacinas recomendadas para o período de gestação, assim como manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas adequadas, conforme orientação médica.

Gerar outro ser é ter a certeza de que a recompensa será maior e melhor do que o desafio.

Outras notícias

Combate as Drogas e ao Alcoolismo

  No dia 20 de fevereiro é celebrado o dia mundial de combate às drogas e ao alcoolismo. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública mundial, pois além do impacto na saúde afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos. Atualmente a dependência às drogas e […]

Arboviroses: Zika Chikungunya e Dengue

  Nos últimos 10 anos, temos observado a emergência de algumas doenças transmitidas por mosquitos vetores em diferentes países das Américas, em especial as arboviroses, como Chikungunya, Zika e Dengue. Confira a diferença entre elas: – Dengue: mais conhecida entre as três arboviroses, seus sintomas mais comuns são febre alta, cansaço excessivo, dores de cabeça, […]

Dezembro Vermelho

  Nenhum mal pode ser vencido sem a conscientização, e uma delas é quanto ao combate e à prevenção da AIDS. O “Dezembro Vermelho” surgiu em 1987, quando a Assembleia Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas (ONU) definiram que o dia 1 de dezembro seria o Dia Internacional da Luta Contra a […]